quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Por uma Educação do Campo


Maria Rosana Fonseca da Silva
(Acadêmica da UEAP do curso de Licenciatura em Pedagogia do 6º semestre.
email: sana_lyns@hotmail.com).


O artigo se refere aos seguintes pontos, problemas da educação do campo e que continuam até os dias de hoje, adolescentes e jovens fora da escola, falta infra-estrutura nas escolas do campo, os movimentos sociais e ainda há muitos docentes sem a formação necessária para atuar nessa educação, que tanto precisa de atenção. Lutamos por um projeto de sociedade que seja justo, democrático e igualitário que contemple um projeto de desenvolvimento sustentável do campo, que se contraponha ao latifúndio e ao agronegócio. Respeitando a diversidade dos sujeitos que aqui representamos e ao mesmo tempo, construindo a unidade necessária para a tarefa que nos é colocada, queremos reafirmar o nosso compromisso coletivo com uma visão de campo, de educação e de política pública. Defendemos uma educação para superar a oposição entre campo cidade e a visão predominante de que o moderno e mais avançado é sempre o urbano, e que o progresso de um país se mede pela diminuição da sua população rural. Dessa forma, deve-se dar muita atenção para os movimentos sociais pois foi a partir desses movimentos que as pessoas começaram a dar importância para a educação campesina, pois assim como as pessoas que vivem na cidade merecem respeito e atenção os que vivem no campo também.

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